Origem do nome dos continentes

14 04 2008

Europa
Na mitologia grega, Europa era uma princesa Fenícia raptada por Zeus que se tinha transformado num touro e levou-a para a ilha de Creta. Deste encontro nasceria o Minotauro (que viria a habitar o famoso labirinto onde devoraria os viajantes incautos).

Usualmente a origem do termo Europa é atribuída às palavras gregas eurys (largo) e ops (face), «face larga» portanto seria o significado literal do nome do continente.
Mas há também opiniões que lhe atribuem uma origem Semítica. O nome Europa seria oriundo da palavra Babilónica erebu (descer), uma vez que, do ponto de vista da Babilónia (actual Iraque), o sol põe-se do lado esquerdo, uma vez que o sol nasce a ocidente e se põe a oriente.

Ásia
A origem da palavra “Ásia” não é consensual mas é geralmente atribuída à palavra babilónica asu (sair ou subir), referindo-se ao sol. Uma vez que o sol nasce a oriente na perspectiva da Babilónia nasceria do lado do continente asiático.
Numa outra perspectiva o nome Ásia provém do nome dado pelos Gregos às planícies de Éfeso na Anatólia (a parte asiática da Turquia e que significa em Grego «nascer-do-sol») e mais tarde abarcou todas as terras para lá da região.

África
O nome África é de origem latina, uma vez que os romanos designavam a região norte do continente como Africorum terra (Terra dos Afri) (Afer singular, Afri plural). Essa era a província de África com capital na (mais tarde derrotada, pilhada e destruída) cidade de Cartago (actual Tunísia).

Mas a origem do termo Afer é mais incerta:
• pode provir da palavra fenícia afar (pó), uma vez que foram os Fenícios que fundaram a cidade de Cartago (que viria a ser a Arqui-inimiga de Roma). Os Romanos desdenhosamente chamavam os seus inimigos cartaginenenses de Punii (Fenícios) e por isso se chamou Guerras Púnicas às 3 guerras entre Roma e Cartago que culminariam na destruição desta última;
• ou ser o nome da tribo berbére Afri, uma tribo nómada que vivia na região de Cartago;
• ou ainda da palavra latina aprica (solarengo)

América
A origem do nome do continente é geralmente atribuído ao nome do explorador Americus Vespucius. Pensar-se-ia que o continente deveria talvez ter uma origem ligada ao nome de Colombo, uma vez que a tradição lhe confere a «descoberta» do continente. Mas Colombo explorou ihas (Espanhola, Cuba,…), foi Vespúcio que explorou a costa continental.
• Outra alternativa atribui a origem do nome ao mercador inglês Richard Amerike, que financiou viagens de exploração à Terra Nova (no actual Canadá e onde tradicionalmente os pescadores portugueses iam pescar o fiel amigo). O mapa mais antigo que atribui o nome de América ao continente será baseado em mapas mais antigos que os pescadores de Amerike usavam um século antes de Colombo.
• Outra perspectiva aponta para uma origem ligada ao distrito de Amerrique, na Nicarágua. Esta era uma região rica em ouro que terá sido visitada tanto por Vespúcio como por Colombo.
• Ainda outra teoria afirma que provém de Amorica, um continente mitológico para os Gregos e Romanos. Vespúcio conhecia ambas as mitologias e frequentemente os primeiros navegadores associavam às suas descobertas lendas mitológicas ou bíblicas.

Austrália ou Oceania
O nome do continente provém da latim Terra Australis Incognito (Terra desconhecida a Sul) e era a designação de uma mitológica terra situada a Sul imaginada pelos antigos Gregos. Quando James Cook «descobriu» a Austrália (já os aborígenes australianos lá tinham chegado milhares de anos antes e há ainda a possibilidade de os Portugueses terem antes de Cook chegado à ilha mas esses mapas perderam-se no Grande Terramoto de 1777) a ilha foi assim designada.
O termo Oceania é geralmente empregue para designar o conjunto de todas as ilhas existentes na região e por vezes também para designar todas as 25 000 ilhas do Pacífico e provém do nome da divindade grega Oceanus, o grande «rio» que rodeava a terra conhecida pelos gregos. De Oceanus derivou a palavra oceano e a designação Oceania.

Antártida
O nome Antártida provém do Grego αντ («ant» - oposto a) e αρκτικος («arktikos» - ártico). É portanto o continente que está nas antípodas do Ártico.
O nome Ártico (que não é um continente mas um enorme bloco de gelo) vem do grego αρκτος que significa urso (o animal). Esse nome provém das Constelações Ursa Maior e Ursa Menor, onde fica localizada a Estrela Polar) e que se podem ver a norte, por cima do pólo norte.